4 perguntas sobre medicamentos que todo farmacêutico pode responder.

22850710_sSe um medicamento está funcionando nesta dose, caso eu tome uma dose maior, será melhor ainda?

O efeito da maioria dos fármacos segue o que chamamos de curva dose-resposta, ou seja, muitos deles alcançam um efeito máximo em determinada dose e daí não passam. Assim, o aumento da dose além do máximo recomendado, aumenta o risco de efeitos adversos ou toxicidade. É bom lembrar daquela frase muito antiga porém verdadeira: A diferença entre o remédio e o veneno está na dose.

Eu tomo um medicamento a anos, desta maneira o efeito adverso que estou sentindo não pode ser provocado por ele. Certo?!

Mesmo que o medicamento e a dose sejam os mesmos há anos, seu corpo não é. Com o envelhecimento os processos fisiológicos que interagem com o fármaco alteram-se, assim você pode metaboliza-los mais lentamente e leva-los a um acúmulo no corpo. Além disso, outro medicamento, mesmo os isentos de prescrição, chás ou alimentos podem estar interagindo com o medicamento, causando este efeito adverso.

Meu médico não disse quando devo parar de tomar este medicamento, devo continuar tomando para o resto da vida?

Muitas vezes durante uma consulta algo pode ser dito e esquecido ou ainda, não dito. Assim, caso você ingira um medicamento a muito tempo e tenha dúvidas se deve ou não continuar este tratamento, o ideal é que você marque uma nova consulta com seu médico para que este avalie seu caso novamente e decida se o medicamento deve ser trocado por outro, retirado por completo ou mantido.

Eu sempre saberei se um desconforto que estou sentindo é causado pela doença ou pelo medicamento?

Provavelmente não. Muitas vezes efeitos adversos de medicamentos confundem-se com os sintomas de diversas patologias. Daí a importância do monitoramento constante através da conversa com seu farmacêutico ou médico.

Observação, esta foi uma conversa hipotética, mas sem duvida abriu várias brechas para a oferta de serviços farmacêuticos. Caso você queira começar a estudar para orientar melhor seus pacientes, comece se inscrevendo na aula abaixo.

curso idosos figua pronta

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *