Analgésicos na Gravidez e Lactação.

A gravidez e a amamentação são um período da vida da mulher onde o uso de medicamentos exige cuidado redobrado. Assim, quando um farmacêutico precisa prescrever um analgésico (MIP) para uma paciente deve ter consciência que existe o melhor fármaco para cada um dos períodos.

De acordo com a FDA , o paracetamol  é considerado categoria B  durante os 3 trimestres da gravidez, lembrando que para ser encaixado nesta categoria os estudos realizados com animais não mostraram riscos ao feto porém não foram executados estudos com humanos.

Por outro lado, durante toda a amamentação, o Ibuprofeno é o MIP mais indicado. Esta recomendação baseia-se no fato deste fármaco acumular-se muito menos que os outros no leite materno,  tornando mínimas as chances de contaminação ao bebê.

Vale lembrar que o uso crônico destes medicamentos é contraindicado e o paciente deve  ser orientado a buscar a real causa destas dores. Por fim, este tipo de informação reforça o papel do farmacêutico na promoção do uso racional de medicamentos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *