Deficiência de vitaminas induzida por anticoncepcionais.

Os anticoncepcionais possuem um papel de destaque na farmacologia uma vez que permitem a separação entre sexualidade e fertilidade. Porém, é preciso deixar claro que estas pílulas alteram uma série de outras funções do corpo feminino que vão além do ciclo menstrual.

Na revisão intitulada: Oral contraceptives and changes in nutritional requirements, publicada no ano de 2013 no European Review for Medical and Pharmacological Sciences, Palmery e colaboradores revisam a literatura em busca de evidências científicas para as as deficiências nutricionais induzidas pelos anticoncepcionais.

No trabalho são mostradas evidências para a falta de ácido fólico, vitaminas B2, B6, B12, C, E, zinco, selênio e magnésio provocadas pelo uso de diferentes contraceptivos hormonais.

Desta maneira, caso seja realmente necessário o uso destes medicamentos, seria interessante que as pacientes fossem orientadas para a ingestão de alimentos com estes nutrientes ou, quando necessário, buscassem a suplementos com os mesmos.

Por isso a necessidade dos profissionais da saúde estarem atentos para este tipo de interação, a qual muitas vezes não é conhecida de população leiga. Se você tiver interesse, busque informações sobre o curso que tenho sobre este tema (veja abaixo).

Um abraço,

Prof. Dr. Fabricio Assini

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *